Vera Cruz – A cidade de Vera Cruz teve uma tarde de caos nesta terça-feira em função da forte chuva que atingiu a região, com danos em ruas, residências, espaços públicos e queda de muro até no cemitério da cidade.
Os primeiros sinais da chuva forte surgiram com a instabilidade na energia e relatos de moradores principalmente na zona rural.
Logo depois a chuva forte provocou as primeiras informações em pontos como a rua 13 de Maio e a Nilton Quintanilha Moreno. A forte enxurrada cobriu inclusive obras recentes de urbanização para escoamento.







O muro lateral do cemitério, na Rua Padre Anchieta, rompeu com a força da água e, assim, espalhou tijolos pela Avenida Paulista. Além disso, a forte enxurrada atravessou o terreno e caiu forte sobre a calçada.
Além disso, o muro do estádio de futebol “Paulo Guerreiro Franco” também cedeu, ampliando os danos estruturais na cidade.


Algumas casas tiveram entupimento da rede de esgoto, o que criou risco de contaminação, al[ém dos perigos com a inundação.
Segundo a Defesa Civil, a vicinal da escola agrícola registrou quedas de árvores e de um barranco. Equipes trabalham para desobstruir a via e restabelecer o tráfego.
A Rua 13 de Maio sofreu alagamento dos bueiros, dificultando o trânsito e aumentando riscos para moradores. Nenhuma casa foi atingida.


A vicinal do Bom Retiro, uma via de muito uso com acesso à zona rural, serviços e até rota para Marília, teve interdição em parte da pista.
Trecho de um barranco deslizou para o asfalto e criou situação de risco
Oscilações de energia
A cidade enfrentou oscilação de energia durante todo o dia. Moradores da zona rural e bairros próximos a Lácio ficaram sem fornecimento desde as 14h.
Segundo a CPFL, as interrupções fazem parte do sistema automático de proteção da rede elétrica, chamado religamento automático.
Esse mecanismo atua quando há sobrecarga, curto-circuito, galhos na rede ou contato acidental com a fiação, desligando e religando em segundos para evitar danos maiores.


Atendimento à população
Equipes da Defesa Civil estão nas ruas auxiliando moradores afetados. A Defesa Civil disponibiliza o telefone 3492-1026 para atendimento emergencial.
Autoridades e funcionários da prefeitura acompanham os trabalhos e tomam providências emergenciais.
O objetivo é reduzir os impactos imediatos, garantir segurança e acelerar a recuperação das áreas atingidas.




