O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu autorização do governo federal para abrir 39.108 vagas temporárias para reforçar duas grandes pesquisas: o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e o Censo da População em Situação de Rua.
A medida foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União, por meio de uma portaria assinada pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
O documento permite que o instituto contrate profissionais por tempo determinado, em caráter excepcional e de interesse público.
Continua depois da publicidade
As novas contratações são necessárias para garantir a estrutura para a realização dos censos, considerados estratégicos para atualizar informações sobre agricultura, pesca, florestas e a situação da população em vulnerabilidade social no país.
As oportunidades estão distribuídas em oito funções diferentes, sendo a maior parte destinada à coleta de dados em campo. O cargo de recenseador, por exemplo, oferece 27.330 vagas.
Confira a divisão completa:
- Recenseador: 27.330
- Agente Censitário Supervisor: 4.143
- Agente Operacional Regional: 1.286
- Agente Censitário Regional: 1.286
- Agente Censitário Administrativo: 1.432
- Agente Censitário de Informática: 1.446
- Agente Censitário de Qualidade: 1.165
- Analista Censitário: 1.020
As contratações serão custeadas com recursos do próprio IBGE, classificados no orçamento como “Outras Despesas Correntes”, dependendo de declarações de adequação orçamentária e financeira.
Edital e seleção
O instituto terá até seis meses para publicar o edital do processo seletivo, que será amplamente divulgado. As remunerações e condições de trabalho serão definidas pelo IBGE, conforme a legislação vigente.
Os candidatos aprovados atuarão em etapas que vão desde o planejamento e supervisão até a coleta e análise de dados.
Continua depois da publicidade
O IBGE tem recorrido a seleções temporárias para executar levantamentos de grande escala. O último processo seletivo foi realizado em 2023, com 8.141 vagas para pesquisas estatísticas, além de 895 oportunidades incluídas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) do ano passado.
Atualmente, o instituto mantém outro processo seletivo com 9.580 vagas para Agentes de Pesquisas e Mapeamento e Supervisores de Coleta e Qualidade.




