O Hospital Beneficente Unimar (HBU) concluiu mais uma edição do processo seletivo do Programa de Residência Médica, realizado em duas fases, com provas teórica e prática, segundo a instituição. A seleção reuniu candidatos de diferentes regiões interessados nas especialidades oferecidas pelo hospital, todas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A primeira fase foi composta por prova teórica, destinada a avaliar conhecimentos gerais e específicos conforme a especialidade escolhida. De acordo com o coordenador do processo seletivo da Residência Médica do HBU, Fernando Mattera, a etapa teve adesão considerada positiva. “Terminamos hoje a primeira fase do processo seletivo da Residência Médica. A gente acredita no sucesso desse período, com um número de inscritos considerável pelas diversas especialidades que nós temos aqui na instituição. Estamos satisfeitos com o resultado e com o dia de hoje”, afirmou.
Os candidatos aprovados avançaram para a segunda fase, composta por prova prática, realizada nos Laboratórios de Práticas da Universidade de Marília (Unimar). Conforme o HBU, essa etapa teve como objetivo avaliar competências clínicas, raciocínio médico e postura profissional diante de situações do cotidiano hospitalar. “Hoje é o segundo dia do processo seletivo do Programa de Residência do HBU. Os candidatos estão aqui preparados para começar esse desafio em busca de uma vaga para trabalhar aqui no Hospital Beneficente Unimar”, disse Mattera.

A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, destacou que a prova prática foi planejada com critérios de segurança e rigor técnico. “Estamos realizando a segunda fase da prova de residência médica com muita seriedade. Houve um processo intenso de preparação para que tudo ocorresse dentro dos critérios de segurança. É uma prova muito prática, pensada para avaliar se o candidato está formado como médico generalista, já que agora ele segue para a especialização por meio da residência”, explicou.
Segundo a superintendente, a avaliação considerou desde o domínio técnico até aspectos éticos e profissionais. “Buscamos observar desde o conhecimento técnico até a postura ética e profissional dos candidatos, aspectos fundamentais para quem vai atuar em um ambiente hospitalar e assumir responsabilidades assistenciais”, completou.
O Programa de Residência Médica do Hospital Beneficente Unimar oferece vagas em diversas especialidades e, conforme a instituição, integra ensino e prática profissional em um ambiente hospitalar completo, com foco na formação de médicos preparados para os desafios da assistência à saúde.




