A Justiça Eleitoral passará a convocar os mesários das eleições gerais de 2026 exclusivamente por e-mail. O comunicado foi divulgado pela Prefeitura de Marília, a pedido da Justiça Eleitoral, e orienta os voluntários a manterem os dados cadastrais atualizados para garantir o recebimento das notificações.
Segundo a Justiça Eleitoral, a mudança ocorre em razão de novas diretrizes e políticas de segurança adotadas pelas plataformas Meta e WhatsApp. Com isso, a nomeação oficial dos mesários será realizada apenas por correio eletrônico, com o objetivo de assegurar maior formalidade, segurança e registro das comunicações institucionais.
A orientação é para que os eleitores inscritos no trabalho voluntário acompanhem regularmente a caixa de entrada de seus e-mails, além das pastas de spam e lixo eletrônico. As convocações serão enviadas pelo endereço eletrônico [email protected].
A Justiça Eleitoral também recomenda que os mesários atualizem seus dados cadastrais, especialmente o endereço de e-mail, em caso de alteração. O procedimento pode ser realizado por meio da página destinada aos mesários no portal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
De acordo com o comunicado, ainda não houve nomeação de mesários para as eleições deste ano. O acesso ao sistema neste momento tem como finalidade apenas a atualização de informações cadastrais, como endereço eletrônico e demais dados de contato.
A Justiça Eleitoral orienta ainda que eventuais mudanças de e-mail sejam informadas diretamente à Zona Eleitoral responsável pelo cadastro do eleitor.
No comunicado, o órgão destaca que a colaboração dos mesários é fundamental para a realização do processo eleitoral e reforça a importância da atualização cadastral para garantir a eficiência das convocações.




