Município recebeu 410 doses e distribui imunizante às unidades de saúde para início da vacinação na próxima semana
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília recebeu, na terça-feira (23), o primeiro lote da vacina Pneumo 20, imunizante que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças como pneumonia e meningite. O lote contém 410 doses. A distribuição às unidades de saúde começou nesta quarta-feira (24) e a previsão é que seja concluída até sexta-feira (26).
A vacinação terá início na segunda-feira (29), das 7h às 17h, em todas as unidades de saúde do município. O público-alvo é formado por crianças de dois meses a menores de cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal com a Pneumo 10, além de pacientes enquadrados em condições clínicas específicas definidas pelo Ministério da Saúde.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Camila Paris, a nova vacina será aplicada apenas nas crianças que ainda não concluíram o esquema vacinal anterior. “Os pais e as mães podem ficar tranquilos, pois se a criança completou o esquema com a Pneumo 10, ela está protegida e não tomará a Pneumo 20. Já aquelas dessa faixa etária e que ainda não completaram esse esquema vacinal poderão receber a Pneumo 20. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a unidade de saúde”, explicou.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, informou que as vacinas Pneumo 10, Pneumo 13 e Pneumo 23 continuarão sendo utilizadas até o término dos estoques. “Durante a transição, o esquema vacinal infantil contará com doses das vacinas Pneumo 20 e Pneumo 10, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Após o esgotamento dos estoques dos imunizantes atualmente em uso, a vacinação passará a ser realizada exclusivamente com a Pneumo 20”, afirmou.




