9.3 C
Marília
HomeMaríliaMarília inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira •...

Marília inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira • Marília Notícia

spot_img


Todas as unidades de saúde da cidade farão imunização (Foto: Divulgação)

Marília recebeu nesta terça-feira (23) o primeiro lote da vacina Pneumo 20, com 410 doses destinadas à proteção contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças como pneumonia, meningite e outras infecções graves. A imunização começará na próxima segunda-feira (29) em todas as unidades de saúde do município.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as doses começaram a ser distribuídas nesta quarta-feira (24) pela Sala Central de Vacinas para as unidades de saúde. A previsão é que o abastecimento seja concluído até sexta-feira (26).

A vacinação será realizada das 7h às 17h e terá como público-alvo crianças de dois meses até menores de cinco anos que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10. A vacina também poderá ser aplicada em situações específicas, como casos de prematuridade e outras condições clínicas especiais previstas pelo Ministério da Saúde.

Camila Paris é enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização (Foto: Divulgação)

De acordo com a Prefeitura de Marília, a incorporação da Pneumo 20 faz parte de uma transição gradual promovida pelo Ministério da Saúde para ampliar a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo. Atualmente, a rede pública utiliza as vacinas Pneumo 10, Pneumo 13 e a pneumocócica polissacarídica 23.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Camila Paris, explicou que a nova vacina será destinada apenas às crianças que ainda não concluíram o esquema vacinal com a Pneumo 10.

“Os pais e as mães podem ficar tranquilos, pois se a criança completou o esquema com a Pneumo 10, ela está protegida e não tomará a Pneumo 20. Já aquelas dessa faixa etária e que ainda não completaram esse esquema vacinal, poderão sim receber a Pneumo 20. Se alguém tiver qualquer dúvida, procure a unidade de saúde para mais esclarecimentos”, afirmou.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, informou que as vacinas Pneumo 10, Pneumo 13 e pneumocócica polissacarídica 23 continuarão sendo utilizadas até o término dos estoques disponíveis.

“Seguiremos a recomendação do Ministério da Saúde para todo o país. Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques. E após o esgotamento dos estoques das vacinas Pneumo 10, 13 e 23 o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20”, explicou.





Fonte Link

spot_img
spot_img
Fique conectado
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Deve ler
spot_img
Notícias Relacionadas
spot_img