A Prefeitura de Marília realiza neste sábado (27) duas ações de combate à dengue na zona norte da cidade. Os trabalhos haviam sido programados para o último dia 20, mas foram adiados em razão das chuvas.
As atividades de Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC) ocorrerão nas áreas de abrangência das USFs (Unidades de Saúde da Família) Jardim Renata “Doutor Celso Norikazu Tanahara” e Santa Antonieta III/Julieta.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a operação contará com 25 agentes de saúde, três supervisores e motoristas responsáveis pelo transporte das equipes.

Além das vistorias nos imóveis e da eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, os profissionais também orientarão os moradores sobre a importância da vistoria semanal em residências e da eliminação de recipientes que possam acumular água.
A supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, pediu a colaboração da população durante as visitas.
“Os nossos agentes e supervisores estão sempre atentos aos locais e a tudo que possa virar criadouro do Aedes aegypti. Eles também orientam os moradores de como fazer uma vistoria semanal em suas casas, eliminando tudo que possa acumular água. Desde já solicito que os moradores autorizem a entrada dos agentes para que o trabalho possa ser feito.”
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que o município mantém a dengue sob controle graças às ações preventivas e à participação dos moradores.
“Estamos chegando praticamente na metade do ano e temos somente 79 casos confirmados, nenhum grave e apenas cinco com sinais de alarme. Isso mostra que o trabalho preventivo está sendo bem executado. Agradeço também à população que permite a entrada dos agentes de saúde para fazer o serviço. Além disso, o morador também pode colaborar, realizando uma vistoria semanal em suas casas, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água.”




