Ler o resumo da matéria
Mubadala Capital contratou o Santander para vender sua participação de 51,5% na HMobi, que controla as concessionárias do MetrôRio e MetrôBarra.
As concessões são de longo prazo, até 2048, e a busca por compradores está em fase preliminar, podendo durar alguns meses.
A HMobi, que transportou 41,6 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2026, teve receita líquida de R$ 333 milhões e lucro de R$ 19,1 milhões, com uma alavancagem de 2,9 vezes.
* Resumo gerado por inteligência artificial e revisado pelos jornalistas do NeoFeed
Um grande negócio na área de mobilidade deve movimentar a infraestrutura carioca. O NeoFeed apurou que o Mubadala Capital contratou o Santander para buscar compradores para a sua participação na HMobi, empresa que controla as concessionárias do MetrôRio e MetrôBarra.
O Mubadala Capital tem 51,5% de participação e as concessões são de longo prazo, até 2048. “É um ativo bom e que foi renovado recentemente”, diz uma fonte a par do negócio. Ainda em fase preliminar, num processo de sondagem inicial, as buscas por interessados devem se estender por alguns meses.
A venda desse negócio acontece, sobretudo, porque o Mubadala Capital pretende se desfazer de uma empresa que, na verdade, foi transferida para a gestora. A concessionária foi passada ao Mubadala Capital, em 2021, por conta de uma dívida de R$ 2,6 bilhões da Invepar.
Na época, a transferência permitiu à Invepar quitar R$ 1,8 bilhão da dívida com os seus credores, entre eles o Mubadala Capital. Depois disso, a companhia passou a se chamar HMobi e o restante da empresa, 48,5%, ficaram nas mãos dos fundos de pensão Previ, Funcef e Petros.
No primeiro trimestre de 2026, a companhia transportou 41,6 milhões de passageiros pagantes, teve uma receita líquida de R$ 333 milhões, margem ebitda de 47,5% e lucro de R$ 19,1 milhões. A alavancagem, medida pela dívida líquida versus ebitda, é de 2,9 vezes.
O NeoFeed não conseguiu contato com a assessoria da Mubadala Capital. O espaço segue aberto para a sua manifestação.




