25.9 C
Marília
HomeEconomiaGoiás investe R$ 40 milhões para ter Data Center de Inteligência Artificial...

Goiás investe R$ 40 milhões para ter Data Center de Inteligência Artificial no Ceia/UFG – ConvergenciaDigital

spot_img


O governador Daniel Vilela anunciou,um novo ciclo de investimentos de R$ 78 milhões no Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG), reforçando a estratégia de consolidar Goiás como referência nacional em inovação. Maior centro de pesquisa em inteligência artificial da América Latina, o Ceia-UFG já atraiu cerca de R$ 500 milhões em investimentos privados para o estado.

Dos R$ 78 milhões previstos, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, ampliando significativamente a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros. Parceria entre o Governo de Goiás e o Ceia-UFG para o período de 2026 a 2031 marca uma nova etapa de expansão das atividades do centro e reforça a estratégia da gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em contribuir para que o estado seja o principal polo de inteligência artificial do país.

Com mais de 100 empresas clientes, entre elas Google, Vivo, WEG, Cemig, Positivo Tecnologia, Natura, iFood, Volkswagen Caminhões e Ônibus, TV Globo, Itaú, Bancorbrás, Recovery e Falconi, o Ceia desenvolve soluções para os setores de energia, infraestrutura, tecnologia, saúde, comunicação, logística e mercado financeiro. As tecnologias criadas já são utilizadas por cerca de 150 milhões de pessoas no Brasil e também estão presentes em países como Canadá, Irlanda e Malásia.

“Goiás está bem na frente de todos os Estados porque temos buscado trazer para cá parceiros estratégicos”, afirmou o governador Daniel Vilela. Segundo ele, a nova etapa de investimentos fortalecerá o desenvolvimento de soluções inovadoras para o governo, ampliará a capacidade de pesquisa do centro e projetará ainda mais a instituição no cenário internacional.

O novo aporte do Governo de Goiás permitirá ampliar pesquisas, implantar projetos estratégicos e acelerar o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial para o setor público e a iniciativa privada. Ao longo de sua trajetória, o Ceia-UFG também contribuiu para a geração ou indução de mais de 5 mil empregos em toda a cadeia de inovação. Próximo passo, reportou o governador Daniel Vilela, será lançar o Distrito de Inovação de Inteligência Artificial.” Goiás é o Estado vanguardista na IA. Queremos atrair empresas para vir para cá”, completa.




Fonte Link

spot_img
spot_img
Fique conectado
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Deve ler
spot_img
Notícias Relacionadas
spot_img