Ficou para depois, mais uma vez. O governo adiou a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que avaliaria o aumento da mistura do etanol na gasolina. A reunião estava prevista para para esta quarta-feira (24).
Não foi apresentada uma nova data para realização do encontro. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a decisão ocorreu por “motivos de agenda”, e uma nova data será divulgada em breve.
O aumento da mistura de etanol anidro na gasolina de 30% para 32%, o chamado E32, foi anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no fim de abril. Posteriormente à declaração, uma reunião prevista para maio para deliberar sobre o tema também foi adiada.
A medida é tida pelo setor como essencial em três direções. Primeiro, para amenizar as perdas financeiras do País na importação de petróleo para refino em gasolina. Por outro lado, para dar vazão ao projetado aumento na capacidade de produção de etanol no País, puxado principalmente pelo boom do etanol de milho.
A indústria de biocombustíveis prega ainda o aumento do mandato do etanol para fomentar a integração com a cadeia da proteína animal, viabilizando investimentos recentes feitos por frigoríficos e pecuaristas.
Em paralelo com o etanol, o setor demanda também o aumento da mistura obrigatória do biodiesel no diesel, dos atuais 15% para 16%, ao encontro de afirmações do presidente Lula sobre uma deliberação do CNPE nesse sentido ainda neste ano.




