Os avanços do Governo de Minas nas áreas de infraestrutura, mobilidade e parcerias foram apresentados nessa segunda-feira (22/6) durante o Assembleia Fiscaliza, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para acompanhar as ações do Executivo estadual.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, apresentou um balanço das principais entregas realizadas entre 2025 e 2026.
“Falar de infraestrutura neste ciclo atual é falar que Minas está em movimento. Um ciclo de obras, de investimentos em mobilidade e em infraestrutura. E isso tudo é base para desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”, reforçou Pedro Bruno.
Na área rodoviária, foram investidos R$ 3,2 bilhões em 69 obras entre maio de 2025 e abril de 2026, sendo 26 concluídas e 43 em execução. O investimento médio por quilômetro de rodovia passou de R$ 11 mil para R$ 50 mil. Entre os destaques estão as pontes sobre o Rio São Francisco, entre Pintópolis e Urucuia, com aporte de R$ 221,9 milhões, e entre Manga e Matias Cardoso, com investimento de R$ 332,9 milhões.
O programa de concessões do Governo de Minas conta atualmente com 24 contratos em execução e R$ 28,5 bilhões em investimentos. Entre os projetos estão a concessão rodoviária Via Liberdade, o Complexo Hospitalar HoPE, a Travessia de Balsas no Sul de Minas, a ponte entre Cássia e Delfinópolis e as PPPs do Socioeducativo e da Educação.
Em 2025, as concessões rodoviárias receberam R$ 405,5 milhões, permitindo melhorias como recapeamento, duplicações e recuperação de estruturas. Outros 17 projetos estão em estruturação, com potencial de atrair R$ 22,8 bilhões.
Na área de edificações e segurança hídrica, os investimentos somam R$ 935,9 milhões. Entre as entregas estão os hospitais regionais de Teófilo Otoni, Divinópolis e Sete Lagoas. As unidades de Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete seguem em obras.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a mobilidade urbana recebeu R$ 914,4 milhões. Entre os avanços estão a revitalização de 19 estações do metrô, a expansão da Linha 1 até Novo Eldorado, a aquisição de 24 novos trens e o avanço da Linha 2. No transporte metropolitano, 850 novos ônibus passaram a operar, beneficiando cerca de 435 mil passageiros por dia.
Pedro Bruno também destacou a celebração de 29 convênios para entrada de recursos, totalizando R$ 1,08 bilhão em investimentos, além de 126 termos de doação de materiais para apoio a obras municipais.
As agências metropolitanas também apresentaram resultados. No Vale do Aço, mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas por ações de regularização fundiária. Na RMBH, as iniciativas alcançam quase 5 mil lotes e mais de 15 mil pessoas. Já a Artemig acompanhou mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos no período.
Ao final da reunião, os parlamentares fizeram considerações e esclareceram dúvidas sobre os projetos apresentados.




