Acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) participaram de uma aula de instrumentação cirúrgica como parte das atividades práticas da graduação. A iniciativa integra a proposta pedagógica da instituição de aproximar os estudantes da prática médica desde os primeiros meses do curso, segundo a universidade.
Durante a atividade, os alunos utilizaram instrumentais cirúrgicos e tiveram contato com estruturas anatômicas, aplicando os conteúdos abordados em sala de aula. Conforme a Unimar, a prática busca desenvolver habilidades técnicas e ampliar a compreensão da anatomia humana desde o início da formação.
De acordo com a docente Leila Maria Guissoni, a atividade contribui para tornar o aprendizado mais próximo da realidade profissional. “A instrumentação cirúrgica é um diferencial do curso, porque conseguimos introduzir essa prática desde o começo da graduação. Depois de trabalharmos toda a parte teórica, trazemos os alunos para uma atividade prática, permitindo que eles materializem o conhecimento adquirido em sala de aula. Essa aproximação entre teoria e prática torna o aprendizado mais significativo e prepara o estudante para as etapas seguintes da formação”, ressalta.

A proposta também integra conteúdos de anatomia e prática cirúrgica. Segundo o docente Domingos Donizeti Roque, a atividade permite que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas e compreendam melhor a estrutura do corpo humano. “Nosso objetivo é integrar a parte morfológica com a prática cirúrgica, para que os alunos tenham, desde cedo, uma compreensão maior da anatomia e da importância do corpo humano. Mesmo utilizando estruturas anatômicas de origem animal, eles aprendem a empunhar corretamente os instrumentos cirúrgicos, reconhecem as estruturas anatômicas e ficam muito mais próximos da realidade da profissão que escolheram”, explica.
Para o acadêmico Miguel de Lima Marcelino, a experiência prática fortalece o aprendizado e amplia o interesse pela formação médica. “Ter contato com a prática cirúrgica já no primeiro ano é algo muito enriquecedor. Ontem tivemos a aula teórica e hoje pudemos vivenciar tudo isso na prática. É uma experiência que aumenta nosso engajamento, facilita o aprendizado e mostra o compromisso da Unimar em oferecer uma formação diferenciada. É uma oportunidade que realmente faz a diferença na nossa trajetória acadêmica”, afirma.
Segundo a universidade, a adoção de metodologias ativas e atividades práticas desde o início da graduação busca preparar profissionais para os desafios da assistência à saúde, aliando conhecimento técnico e formação humanizada.




